Isso mesmo meus queridos, mais um post desse livro/filme maravilhoso *-*. Não canso de postar essa magnífica obra de Arthur Golden da editora Imago. Maravilhoso livro/filme que me tocou de um jeito indescritível, que ainda me fez ficar apaixonada por gueixas, damas de companhia que ficam entretendo homens ricos e famosos e lutam por sua atenção de um jeito extraordinário. Mulheres que trocam de nome assim que se tornam gueixas aprendizes e usam uma maquilagem branca feito neve e lábios vermelhos como sangue. E há homens que compram a virgindade dessa gueixa aprendiz, mas não é apenas de uma, mas sim de várias. E que se derem um escorregão só, sua fama será arruinada. Muitas gueixas tem inveja uma da outra de um jeito horrível, se possível é capaz de constranger tanto uma pobre gueixa que... é capaz de se matar.
Vai ai a sinopse do livro:
"Memórias de uma Gueixa, brilhante romance de estréia de Arthur Golden, é um verdadeiro tour de force: as confissões de uma das gueixas mais renomadas do Japão, narradas com autenticidade rara e uma forma ainda mais rara de lirismo. Com uma voz ao mesmo tempo assombrada e absolutamente direta, a já idosa Nitta Sayuri nos conta as histórias de sua vida de gueixa. Conduzidos por essa voz, nós entramos num mundo onde o que mais conta são as aparências, onde pode-se leiloar a virgindade de uma criança, onde as mulheres são treinadas para enfeitiçar os homens mais poderosos, e onde o amor é desprezado como uma ilusão. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção e o dinheiro dos homens. Mas a Segunda Guerra força o fechamento das casas de gueixas (okiya) e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outro termos, em outras paisagens.
Rico de minúcias e revelando, à sua maneira, um conhecimento profundo da cultura e da história do Japão [...]"
Grande história, maravilhoso livro. Já não tenho mais o que dizer, fiquei fascinada pelas gueixas (como já havia dito antes).
Kissu kissu =**
Nick
Nenhum comentário:
Postar um comentário